24 dicas essenciais para a sua primeira viagem para Portugal – Saiba em Detalhes o que você deve fazer!

Tempo de leitura: 12 minutos

24 dicas essenciais para a sua primeira viagem para Portugal – Saiba em Detalhes o que você deve fazer!
5 (100%) 1 vote

Se você nunca esteve em Portugal, você não sabe o que está perdendo. Você pode até se apaixonar um pouco, especialmente se souber o que esperar do país. As minhas sugestões de viagem para Portugal podem ajudá-lo a preparar-se para fazer a sua primeira viagem para Portugal da melhor maneira possível.

Saber um pouco sobre os costumes locais, especialmente em restaurantes, ajudará você a se sentir mais confiante e evitar a suspeita desagradável de ter sido enganado.

Leia este artigo para obter conselhos sobre como planear uma viagem para Portugal, incluindo o que levar, o que esperar quando comer fora e como você pode poupar dinheiro em alojamento, transporte, comida, compras e atividades de modo geral.

Antes de reservar sua primeira viagem a Portugal

1 . Tente evitar os meses mais quentes, mais movimentados e mais caros de julho e agosto, se possível. Você encontrará ótimas ofertas, um clima bacana (na maior parte do tempo) e menos multidões, caso você for viajar para Portugal fora de temporada .

Sábado, maio, junho e setembro são geralmente quentes, mas não insuportáveis ​​e embora o risco de chuva aumente de outubro a abril, e a noite se torna fria, é possível ter dias ensolarados em qualquer época do ano.

Obtenha a máxima e a melhor época para visitar Portugal neste post .

2. Verifique os tempos de viagem e as distâncias entre os locais, se estiver pensando em visitar mais de uma região. Faz muito mais sentido aproveitar o seu tempo explorando uma área corretamente e voltar para ver outro lugar do que gastar metade das suas férias viajando entre os destinos.

Se achar que deve alçar o máximo possível numa só viagem, você poderá poupar algumas horas a voar entre Faro e o Porto. Há voos entre Lisboa e o Porto, mas quando se leva em conta a chegada e partida do aeroporto e os controles de segurança, não creio que você conseguirá poupar muito tempo.

3. Se você estiver fazendo sua própria viagem, descubra como ir do aeroporto até sua acomodação antes de reservar seus voos. Se você estiver contando com transporte público para transferências, poderá ser pego desprevenido, caso se os serviços terminem mais cedo do que o esperado ou não correr nos finais de semana.

Você pode pré-reservar uma transferência do aeroporto, se você preferir manter as coisas simples e assertivas.

Descontos na viagem a Portugal

4. Cada vez mais destinos em Portugal oferecem um cartão turístico, como o Lisbon Card e o Porto Card , que oferecem transporte público gratuito ou com descontos e promoções em todos os tipos de despesas típicas de férias. Verifique o site de informações turísticas locais antes de viajar para ver o que está disponível e comece a economizar dinheiro a partir do momento em que você sair do avião.

Neste ebook, Guia Morar em Portugal, está repleto de sugestões práticas, como ir e vir do aeroporto, transporte e cartões turísticos, e onde encontrar grandes ofertas, como morar no país, como tirar o seu visto de forma rápida e muito mais.

Os meus sites favoritos para poupar dinheiro em alojamento e aluguel de carros estão aqui: Onde encontrar as melhores ofertas de viagens em Portugal. O site é americano, mas se você usar o Google Tradutor irá conseguir entender todos os detalhes. Note que os principais destinos introduziram um imposto turístico de € 1-2 por pessoa, por noite, para cobrir o aumento da pressão sobre a infra-estrutura local. Você paga isso em sua acomodação, então reserve de acordo com o necessário.

Documentos para trazer para sua viagem a Portugal

5. Verifique se o seu passaporte está em dia – você pode precisar de pelo menos 6 meses se estiver vindo de fora da UE (União Européia) – e leve com você algumas fotocópias. Por lei, você deve levar um documento com foto quando estiver em Portugal, mas não vai querer arriscar perder seu precioso passaporte, deixe em seu hotel seguro e mantenha uma fotocópia com você e leve alguma forma alternativa de identificação fotográfica como uma carteira de habilitação ou identidade.

6. Se você mora na União Européia, solicite e traga seu Cartão Europeu de Seguro de Saúde . Não substitui o seguro de viagem completo, mas reduzirá os custos do tratamento de emergência. Se você estiver vindo de outro lugar, certifique-se de ter seguro para cobrir emergências de saúde, pois os custos podem subir rapidamente.

7. A boa notícia é que você não precisa de nenhuma vacina para visitar Portugal a não ser que venha de uma zona de Febre Amarela.

8. Se tiver um passaporte da UE, não precisa de visto para entrar em Portugal. Outros portadores de passaporte devem verificar as diretrizes de Visit Portugal,  embora os cidadãos americanos, canadenses e australianos possam viajar sem visto por 90 dias (total) dentro do espaço Schengen.

9. Se você planeja alugar um carro, não se esqueça da sua carteira de motorista – se você estiver vindo de fora da UE, você pode precisar de uma carteira de habilitação internacional para verificar com a locadora e, se necessário, obter uma antes da sua viagem.

Você precisa ter sua licença com você ao dirigir em Portugal, além da papelada para o carro e sua identidade.

O dinheiro é importante em Portugal

10. Sempre gosto de ter alguma moeda local quando chego num país estrangeiro, mas em Portugal, há multibancos (procure sinais do Multibanco) em todos os aeroportos e cidades internacionais para poder levantar euros diretamente da sua conta bancária ou recarregue seu dinheiro se você ficar sem ele.

1. Embora os cartões de crédito sejam aceitos em muitos lugares, pontos de venda menores, incluindo alguns restaurantes, só aceitam dinheiro. Observe que, se você pagar com cartão de crédito ou débito, você provavelmente será cobrado por cada transação. Por isso, verifique com seu banco antes de decidir como pagar as compras.

12. Se você trocar dinheiro antes de viajar para Portugal, evite levar notas altas, ou seja, maiores que 50 euros. Se o seu provedor de troca de moeda lhe deu uma pilha de 100, 200 ou pior, notas de 500 euros, leve-os a um banco local quando você chegar para obter um estoque de notas menores.

Dicas de embalagem para uma viagem a Portugal

13. Quando visitar um importante destino turístico como o Algarve , o Porto ou Lisboa , não se preocupe se esquecer de fazer as malas ou se estiver a ser prejudicado por restrições de bagagem de mão. Com a exceção de medicamentos de prescrição obscuros, você pode comprar praticamente qualquer coisa que precise em Portugal, embora algumas coisas, como protetor solar, possam ser um pouco mais caras.

14. Se você está se aventurando profundamente na parte rural de Portugal, você precisará estar melhor equipado, pois as lojas locais têm um estoque mais limitado de produtos.

15. Não é prática comum para as acomodações portuguesas terem chá nos quartos, mesmo que tenham uma geladeira. Se você não pode viver sem sua xícara de chá, leve uma chaleira de viagem e alguns saquinhos de chá decentes. Esteja avisado que o leite fresco é mais difícil de encontrar do que o UHT em Portugal.

16. Mesmo se você estiver viajando para Portugal no inverno, você deve trazer óculos escuros e usar o creme de sol fator 30 como mínimo, se você tem pele clara. Traga um guarda-chuva dobrável  também, apenas no caso. Você precisará de um chapéu no verão e repelente de insetos  se, como eu, atrair mosquitos e outros insetos que perturbam.

17. Para vestimentas, várias camadas finas são uma boa ideia, pois permitem-lhe adaptar-se a temperaturas variáveis. Fibras naturais soltas e leves ajudarão você a lidar com o calor do verão, mas você precisará de jeans / calças e suéteres mais pesados ​​no inverno.

Traga sapatos confortáveis ​​ou sandálias, dependendo da estação, de preferência com solas antiderrapantes bastante grossas. Quando você vê os pavimentos de paralelepípedos irregulares, você vai entender o porquê. Não use saltos pontudos, a menos que queira estragá-los ou quebrar o tornozelo.

Para um conselho mais detalhado sobre o que levar, leia o meu guia de embalagem para Portugal . Também é em inglês, mas é o melhor guia sobre embalagens que já encontrei na internet.

Se você está vindo para fazer umas férias andando, este artigo sobre o que fazer as malas para passeios de longa distância  pode ser mais relevante ainda (também em inglês, use o Google Tradutor).

Enquanto você está em sua primeira viagem a Portugal

Comer fora em Portugal

A queixa mais comum que vejo no TripAdvisor é de pessoas que pensam ter sido enganadas por restaurantes portugueses. Na maioria das vezes, é simplesmente um caso de não conhecer os costumes locais.

18. É uma prática padrão para os garçons lhe trazerem pequenos pratos de azeitonas, pão, queijo e carnes frias, mas eles não são brindes, a menos que façam parte de um menu fixo. Se você não os quiser, apenas os devolva educadamente e você não será cobrado. Estritamente falando, você não deve ser cobrado por itens que você não pediu, mas evite confrontos se você souber como lidar com isso com antecedência, melhor ainda.

Se você está tentado, mas preocupado com o custo insidioso de sua conta final, verifique o preço antes de entrar no local. O pão e as azeitonas são geralmente muito baratos.

19. Peixe e marisco super frescos estão entre os destaques gastronômicos de Portugal.

Restaurantes de frutos do mar, muitas vezes têm uma seleção das capturas do dia exibidos em uma cama de gelo. Você escolhe o peixe e eles grelham à perfeição. Nesses casos, é difícil saber quanto vai custar à medida que o peixe é cobrado por peso. Para ter uma ideia do preço e evitar uma surpresa desagradável no final de uma bela refeição, peça uma estimativa ao garçom durante a fase de seleção.

Em alternativa, encomende uma Cataplana de Marisco ou Arroz de Marisco, que são geralmente recheados com produtos oceânicos por um preço fixo.

20. Não se surpreenda se o seu prato principal parece faltar em vegetais. Muitos portugueses obtêm os seus legumes e verduras, começando uma refeição com uma sopa. Pergunte o que o prato principal é servido com e peça uma salada de lado ou legumes se sentir essa necessidade.

21. Ao contrário do que acontece no Reino Unido, onde um garçom costuma tomar o seu pedido de bebidas enquanto está a contemplar o menu, a comida recebe prioridade em Portugal.

O garçom pode trazer alguns não solicitados (mas não gratuitos – veja acima) aperitivos à sua mesa antes de tomar a sua encomenda, mas muitas vezes não perguntarão sobre bebidas até que a comida seja tratada. Se você estiver com sede e precise de uma bebida enquanto estiver decidindo, será necessário iniciar o pedido de bebidas quando o garçom leva o cardápio.

22. Uma ótima maneira de economizar é fazer o que os moradores fazem e fazer uma refeição principal na hora do almoço com um cardápio do dia ( prato fixo de 2 a 3 pratos) ou prato do dia (prato do dia).

Verifique o que é e o que não está incluído antes de dizer sim a tudo o que o garçom lhe oferece, mas caso contrário, você pode obter uma refeição de 3 pratos com vinho por menos de 10 euros.

23. Neste site Visit Portugal possui detalhes de grandes eventos, incluindo festivais de música, campeonatos esportivos e festivais de cinema.

Para eventos pequenos, procure por cartazes um pouco espalhafatosos em postes de iluminação e paragens de autocarro ou consulte o gabinete local de informação turística ou websites regionais como Visit Algarve para descobrir o que está a acontecer durante a sua estadia mas não espere que a informação seja publicada mais do que algumas semanas de antecedência.

24.  Se você pretende visitar museus e monumentos, há duas coisas importantes a considerar. Uma é que algumas oferecem entrada gratuita nas manhãs de domingo ou descontos com o cartão turístico local.

A outra é que a maioria está fechada às segundas-feiras, então você precisa checar e planejar isso se você se empenha em ver algo específico.

Se precisar de ajuda com o seu itinerário em Portugal, posso fazê-lo entrar no caminho certo com uma variedade de serviços de planeamento de viagens.

Procura um guia turístico em Portugal?

Clique no link abaixo para ver minha principal escolha:

A minha primeira escolha seria um guia morar em Portugal, em parte porque é um manual completo que ensina de forma simples como morar em Portugal e como viajar para Portugal.

 

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta